Scientific Articles

Artigo científicos são estudos originais que apresentam novos resultados e conclusões que se encaixam  no escopo desta revista.

Os artigos científicos devem ser organizados, sempre, em TITLE, TÍTULO, ABSTRACT, RESUMO, INTRODUCTION, MATERIAL AND METHODS, RESULTS, DISCUSSION, CONCLUSION, DATA AVAILABILITY STATEMENT, ETHICS STATEMENT, DECLARATION OF COMPETING INTEREST, FUNDING, ACKNOWLEDGMENTS, AUTHOR´S CONTRIBUTIONS AND REFERENCES. 

Title/Título:  em negrito, centralizado.

Abstract/Resumo: Serão escritos continuamente em um só parágrafo e não deverão conter citações bibliográficas. Deve apresentar, de forma direta e no passado, o que foi feito e estudado, dando os mais importantes resultados e conclusões, contendo no máximo 250 palavras. Ao final devem ser relacionadas as “Keywords” ou “Palavras-chave; O manuscrito deve conter no mínimo três e no máximo cinco keywords;

Introdução:  Deve ser breve, com citação bibliográfica específica sem que a mesma assuma importância principal, e finalizar com a indicação do objetivo do trabalho;

Material e Métodos: Deve reunir os dados que permitam a repetição do trabalho por outros pesquisadores. 

Resultados:  Deve ser feita a apresentação concisa dos dados obtidos; Tabelas devem ser auto explicativas e preparadas sem dados supérfluos, apresentando, sempre que indicado, médias de várias repetições. É conveniente, às vezes, expressar dados complexos por gráficos (Figuras), ao invés de apresentá-los em tabelas extensas.

Discussão: Resultados devem ser discutidos diante da literatura. 

Conclusões:Devem basear-se somente nos resultados apresentados no trabalho;

Declarações: Devem ser sucintas.

São elas:

Data Availability Statement;

Ethics Statement;

Funding;

Acknowledgments; 

Author´s Contributions;

Declaration of Competing Interest .

Citações e Referências: