Estudo da variabilidade da frequência cardíaca, por meio de eletrocardiografia contínua, em cães obesos, antes e após dieta terapêutica para emagrecimento.

Keywords: Autonomic balance; obesity; dogs.

Abstract

O sistema nervoso autônomo (SNA) exerce papel de regulação do sistema cardiovascular por meio da modulação simpática e parassimpática, que atuam de maneira associadas na regulação da homeostase (Pumprla et al. 2002). Este balanço exercido pelo SNA é determinado por inúmeros fatores incluindo a respiração, estresse, temperatura, pressão sanguínea e atividade física (Vanderlei et al. 2009). A regulação nervosa cardíaca sofre influência da obesidade, mas ainda não foi esclarecida qual a resposta autonômica presente neste distúrbio (Pascon 2009). Sabe-se que o aumento de 10% da gordura corpórea é capaz de levar à diminuição da ação parassimpática e aumento da frequência cardíaca (Van Vliet et al. 1995). A Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) permite avaliar a modulação autonômica sobre o coração, por meio dos intervalos de despolarizações ventriculares, ao eletrocardiograma (ECG), e fornece informações sobre a relação e contribuição do SNA na influência neural do controle da frequência cardíaca (Kleiger et al. 2005). O presente estudo tem por objetivo avaliar a VFC, por meio de exame eletrocardiográfico, em cães obesos, com Escore de Condição Corporal (ECC) 8/9 e 9/9, comparando com a VFC dos mesmos animais, após terapia com ração terapêutica no período de 6 meses.

Published
2019-04-10
How to Cite
Filho, M. dos S., Hainfellner, D. C., de Oliveira Lemos, N. M., Mendes, C. de O. F., Malandrim, P., Campos, J. M., Ballot, S., de Oliveira, P. C., & Paiva, J. P. (2019). Estudo da variabilidade da frequência cardíaca, por meio de eletrocardiografia contínua, em cães obesos, antes e após dieta terapêutica para emagrecimento. Brazilian Journal of Veterinary Medicine, 41, e98119. https://doi.org/10.29374/2527-2179.bjvm98119
Section
Scientific articles